O Código de Defesa do Consumidor está de
aniversário!!!
Foi um período em que o
consumidor galgou muitas conquistas, mas ainda tem muita dor de cabeça com as
empresas, principalmente da área financeira e de telecomunicações. E muitos acabam
abrindo mão do direito de reclamar porque acham que há muita burocracia ou
falta de efetividade para formalizar a queixa nos canais disponíveis.
Mas o
consumidor lesado não pode se acomodar, porque é com o registro de queixas que
as entidades de defesa podem cobrar melhorias das empresas.
E quanto mais se
reclama, mais poder o consumidor ganhar para melhorar essas relações. Ainda
falta educação para o consumo, sobretudo nas classes C, D e E, que passaram a
consumir mais agora graças à maior facilidade ao crédito.
Muitos estão aderindo
ao cartão de crédito, fazendo financiamentos, mas não sabem que podem fazer a
portabilidade do financiamento de um banco para outro que ofereça juros
menores, por exemplo.
O CDC foi uma lei que pegou de tal forma que o aniversário
é comemorado duas vezes ao ano, na data de hoje que marca o dia da sanção, e em
março, quando passou a vigorar, pois foi dado prazo de seis meses pra o mercado
se adaptar às novas regras.
(Maria
Inês Dolci é coordenadora institucional da
Pro Teste e colunista da Folha de São Paulo) Fonte: http://mariainesdolci.blogfolha.uol.com.br/
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